#55 - Viva a vida do Mestre

 



"Fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ensinado."

[Mt 28.18]


Esse texto é a base mais sólida que temos a respeito da necessidade do discipulado. Eu sei que quando eu falo isso, a pergunta que surge é: mas o que é discipulado?


Mas, antes de falar como eu enxergo esse conceito, eu gostaria de dizer sobre o que o discipulado não é. Discipulado não é um programa, uma série de cursos, o conteúdo de um livro ou um clube de encontros semanais. 


É evidente que o Senhor Jesus ordena aos próprios discípulos a formação de outros, e programações, cursos, livros e encontros ajudam muito na didática do ensino do cristão. Mas, o discipulado é um tipo de ensino que vai além de um mero método. O discípulo bíblico é aquele que aprendeu, não apenas o pensamento do Mestre, mas a viver ao lado do Mestre diariamente, a ponto da vida do Mestre se tornar a sua própria vida. 


Logo, aprender a viver a vida do Mestre não é apenas uma relação de professor e aluno, é uma relação de profunda amizade. 


Um discípulo maduro é aquele que completou as horas de voo que o torna apto a formar outro que voe como ele. Como ele? Sim, um alguém comum que aprendeu a viver a vida do Mestre. O discipulador não é o Mestre, mas com sua vida ensina a um novo discípulo a pensar e agir como o próprio Mestre e isso não é possível ser feito com teoria, mas sim, com a prática da vida.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vivamos em paz

#48 - Ele vê o interior

#57 - Quem você quer ser?