#52 - A superioridade de Cristo





O conteúdo da Carta aos Hebreus mostra que Cristo é superior aos profetas, aos anjos, a Moisés, a casa de Arão e ao sacerdócio do Antigo Testamento. Em Jesus se vê o perfeito cumprimento do templo e dos sacrifícios que eram praticados na lei, de modo que a Nova Aliança não é contrária à antiga, porém seu perfeito cumprimento. Por essa razão os crentes aos quais a carta foi enviada, deveriam suportar a perseguição com os olhos fixos em Jesus, pois o conteúdo dessa carta é um convite à perseverança em fidelidade ao senhor Jesus para aqueles que eram aliciados a abandonar a fé em Cristo.


Ao pegarmos apenas os três primeiros versos já temos conteúdo suficiente para provar que Jesus é maior que todas as coisas, neste caso, maior que os profetas.


Havendo Deus falado, desde a antiguidade, em várias ocasiões e de muitas formas, aos nossos pais, por intermédio dos profetas, nestes últimos tempos, nos falou mediante seu Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo o que existe e por meio de quem criou o Universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando tudo o que há pela Palavra do seu poder. Depois de haver realizado a purificação dos pecados, Ele se assentou à direita da Majestade nas alturas.


Deus falou, ou seja, Ele se revelou. A sua revelação se deu de forma progressiva. Ele não o fez uma única vez, nem se deu a conhecer completamente em cada ocasião. Deus se revelou pela criação, pela sua Palavra e pelo seu Filho. O fez em vários momentos e de várias formas, porém, em Jesus, Ele se revelou na plenitude dos tempos e se encarnando em forma humana. Logo, a revelação de Deus em Cristo é maior que a revelação dada aos profetas, pois o Filho herda tudo o que já era dele por criar todas as coisas; o Filho reflete perfeitamente os atributos do Pai; e, o Filho sustenta tudo por meio de sua palavra poderosa. Portanto, Ele é superior a todas as coisas. 


Lembrar que Cristo é superior a tudo e a todos nos anima a ser perseverantes em nossa fé.


Não vivemos as perseguições do primeiro século. Ainda assim, saibamos Cristo é superior a todas as coisas que porventura abalem a nossa fé, sejam as nossas enfermidades; as nossas dificuldades financeiras; a nossa limitação de conhecimento; as propostas de vida estável da filosofia moderna; as estruturas políticas que promovem a subversão da lei; as militâncias que promovem a promiscuidade e a degeneração da sociedade; a tudo que em nós é vulnerável. 


O mesmo Deus que falou antigamente, fala hoje por meio das palavras de Cristo. (Jo 14.26); Se você quiser ouvir a voz de Deus, basta abrir a Bíblia e ler. Cristo é a expressão máxima da revelação de Deus e você pode falar diretamente a ele sobre todas as questões do seu coração. 


Seja Bereano:

Hb 1.1-3; Cl 1; Jo1.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vivamos em paz

#48 - Ele vê o interior

#57 - Quem você quer ser?