Feliz Ano Novo?
Esse reino diferente falará contra o Supremo, oprimirá os seus santos e tentará alterar o calendário, as festas religiosas e as leis. [Daniel 7.25ª – KJA].
Uma cultura paganizada não lhe permitirá prestar culto verdadeiro. Imagine só, quando você diz: “que o ano novo lhe traga bênçãos, paz e felicidade”, automaticamente você excluí Aquele quem realmente fará novas todas as bênçãos, pois são exatamente as Suas misericórdias que se renovam a cada manhã (Lm 3.22-23).
Veja bem, isso não quer dizer que você está prestando um culto pagão intencional, nem que você não seja um cristão sincero. Porém, você foi influenciado por uma espécie de paganismo e nem tem consciência dessa realidade.
A prova disso é a vasta produção de gatilhos mental que você está elaborando neste exato momento o fazendo desprezar o conteúdo que está lendo e, ao mesmo tempo, lhe impedindo de fazer uma simples pesquisa ou intensos estudos para verificar por conta própria a “suposta” influência do paganismo em nossa cultura, especialmente em relação às festividades de ano novo.
Mas fique tranquilo, vou lhe dar um ponto de partida para os seus estudos: veja a inclusão das celebrações em homenagem ao deus Janus no calendário moderno, isto é, no calendário modificado por Júlio César no ano 708 da fundação de Roma (45 a.C.). Além de incluir o seu próprio nome (mês de julho), o imperador troca os meses do ano de lugar para incluir como o primeiro mês do ano o famoso janeiro (referência a Janus). É essa a razão dos meses de setembro e dezembro serem em número, respectivamente os meses nove e doze. Foi exatamente isso que o profeta Daniel disse: "os poderes dessa terra mudariam os calendários e a lei" (Dn 7.23-25). Pois bem, a despedida do velho e a chegada do novo é a essência do "deus de duas faces”!
Agora você pode estar pensando o que deve fazer com essa informação. Comece afirmando que Deus é bom em todo o tempo, inclusive, que continuará a ser nos próximos meses que em nosso calendário avança um número na contagem dos anos. O que o profeta disse é real, as datas e os calendários foram alterados para que não seguíssemos a lei do Criador, pelo contrário, que pudéssemos seguir todo o curso do paganismo sem ao menos termos alguma fagulha de consciência a este respeito. Acredito que isso já é o bastante para entendermos a motivação cultual a deuses pagãos dentro daquilo que chamamos de cultura.
O
que não quer dizer que não possamos usar essa data para testemunhar do amor de
Deus que cuida e tem misericórdia de nós a qualquer tempo. Por isso, seja um missionário
do verdadeiro evangelho em meio às festividades dessa época, compartilhe a fé
bíblica para que as pessoas não fiquem esperando pelas “boas novas” do ano
novo, mas que reconheçam a boa notícia da salvação que já é presente e real no
nosso meio.
Em Cristo,
Willian C. Martins

Muito bom! Vou compartilhar! Deus continue te abençoando e te usando sempre!
ResponderExcluir