Santificação

 

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2 (JFA)

 
Certa vez ouvi que nos momentos em que estamos sozinhos e ninguém pode nos ver, é quando demonstramos nosso verdadeiro caráter cristão. Para validar essa afirmativa, há dois conceitos que precisaremos definir logo de início: vida cristã e hipocrisia.

Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra "cristão" é relativo ao cristianismo; e cristianismo é: O conjunto das religiões cristãs, baseadas nos ensinamentos, pessoa e vida de Jesus Cristo. O mesmo dicionário afirma que hipocrisia é: Afetação de virtude ou falsidade.

O cristão é aquele que deposita sua fé na pessoa de Jesus Cristo, que o liberta de seus pecados, pois se fez sacrifício em favor de toda a humanidade (Efésios 2.8; 5.2). Essa é a razão pela qual o cristão deve viver pela fé (Hebreus 11.6), ter o seu prazer na Lei do Senhor (Salmos 1.2), adquirir os dons do Espírito (Gálatas 5.21-25) e ser semelhante a Jesus Cristo (Efésios 5.1; 1 Coríntios 11.1), o próprio Deus. Esse entendimento o levará ao maior objetivo da sua vida: ser santo.

Porquanto está escrito: “Sede santos, porque Eu Sou santo!” 1 Pedro 1.16


A vida cristã é desafiadora e difícil de ser praticada na íntegra, por esse motivo precisamos de uma vida inteira para aprendermos a viver como Cristo. Mesmo assim, só alcançaremos a estatura do varão perfeito na eternidade e então seremos santos como o nosso Deus é santo. Isso não anula a verdade que hoje vivemos um importantíssimo e necessário processo que se chama santificação. 

A Bíblia também garante que todos somos pecadores (Romanos 3.23). Então não precisamos fingir que não cometemos pecados (Provérbios 28.13), antes devemos nos arrepender e converter de nossos maus caminhos (2 Crônicas 7.14). Caso contrário, correremos o risco de sermos hipócritas, considerados falsos cristãos.

Concluindo, a renovação do entendimento e a não conformidade com esse mundo precisam, necessariamente, nos levar ao arrependimento dos nossos pecados. Esse é o ponto que precisamos chegar para vivermos o processo da santificação, mantendo nossa fé em Cristo para sermos, a cada dia, mais parecidos com Jesus. Então, não precisaremos nos preocupar se as pessoas podem ou não nos ver, pois mesmo quando estivermos sozinhos não seremos hipócritas em nossa fé, mas demonstraremos o genuíno caráter de um cristão.

 

Para meditar:

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

Hebreus 12.14


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Então, não sabem?

Reflexões na Carta aos Gálatas

Humildade