Amor ao Próximo
Uma vez interrogaram Jesus acerca do maior mandamento. Ao que prontamente respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência. Esse é o primeiro e maior dos mandamentos. O segundo, semelhante a este é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. A estes dois mandamentos estão sujeitos a Lei e os Profetas”. (Mt 22.37-40).
No contexto do trecho lido, Jesus foi posto à prova pelos fariseus, os religiosos que procuravam um meio de acusa-Lo apenas por um mínimo deslize verbal. No entanto, sabendo das intenções maldosas daqueles corações, o Mestre lhes ensinou a cerca do amor. Mostrou na prática, que Sua vida era regida segundo a Palavra de Deus, por essa razão usou as palavras da Lei (Dt 6.5), acrescentando-lhes uma porção a mais, embora tenha sido ligeiramente sutil: “com toda a tua inteligência”.
![]() |
| Siga no Instagram |
Ao dizer estas palavras, Jesus destacou-se, aos olhos de seus interrogadores, por sua inteligência. E não seria de se admirar que os fariseus ficassem perplexos e paralisados à sua frente. Mas Ele, por sua vez, não parou por aí, acrescentou um segundo mandamento, garantindo ser semelhante ao primeiro, tendo este por tema o amor pelo próximo (Lv 19.18).
Diante disso precisamos perceber que não se trata de um mandamento qualquer. Se pensarmos bem, amar ao próximo, segundo Jesus, é algo semelhante a amar o próprio Deus. Ação que os fariseus não praticaram pela Sua pessoa.
Será que esse não é mais um aspecto da grande inteligência do nosso Mestre? Ele denunciou os fariseus utilizando de sua própria Lei, sem deixar de amá-los.
Por vezes, demonstraríamos maior inteligência se buscássemos amar as pessoas a nossa volta. Se algum dia alguém vier nos atacar com palavras de homens, que tenhamos a Palavra de Deus em nossas bocas a fim de pronuncia-la em amor, pois se assim agirmos com as pessoas próximas a nós, semelhantemente, demonstraremos amar a Deus.
Para
meditar:
Se a tua lei não
fosse o meu prazer, o sofrimento já me teria destruído. Jamais me esquecerei
dos teus preceitos, pois é por meio deles que preservas a minha vida.


Comentários
Postar um comentário