#56 - O Manual da vida




"Para aprender a viver de maneira inteligente e disciplinada; para entender os ensinos que produzem sabedoria." [Pv 1.2]

Salomão, o rei sábio e poeta inspirado, nos presenteia com uma pérola de sabedoria ao introduzir os Provérbios.

No versículo 2, ele destaca que essas palavras são um guia para aprendermos a viver de maneira boa e justa, revelando o verdadeiro propósito da vida. Como um manual para a  existência, os Provérbios oferecem lições atemporais, transcendendo gerações.

"É um manual para a vida," proclama Salomão. À luz disso, Agostinho de Hipona nos lembra: "A humildade é a base de toda virtude". Se temos um manual, significa que não somos capazes de saber tudo, é preciso humildade em reconhecermos criaturas daquele que nos formou e que deseja nos tornar sábios por meio do ensino. O verbo mais importante desse verso é aprender.

Os Provérbios não apenas informam, mas formam caráter daquele que aprende estas palavras, delineando um caminho de retidão em um mundo muitas vezes turbulento.

Imaginemos essas palavras como bússolas confiáveis. Assim como uma bússola aponta o norte, os Provérbios nos orientam na direção do que é certo, justo e honesto. Neste sentido, a Bíblia se torna um mapa, e na vida cada decisão passa a ser uma escolha consciente de seguir os princípios estabelecidos por Deus.

Pense um  pouco. Como você está conduzindo a sua vida? Leia os conselhos da sabedoria, nutra seu imaginário com a Palavra de Deus, deixe ser guiado pelo mapa da vida humana e, assim, norteie seu caminho à luz do evangelho de Cristo. 


Em Cristo, 
Pr. Willian Martins 


Contexto: Provérbios 1:1-6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vivamos em paz

#48 - Ele vê o interior

#57 - Quem você quer ser?