Não nos Deixemos Corromper

 

Não nos Deixemos Corromper

 

Quero tão-somente que me respondais: Foi por intermédio da prática da Lei que recebestes o Espírito Santo, ou pela fé naquilo que ouvistes?

Gálatas 3.2

 

Contexto: Gl 3.1-5

 

Os irmãos de Gálatas deixaram-se influenciar por falsas doutrinas, adicionando a circuncisão e as obras da Lei ao evangelho, pensando que por meio delas pudessem ser justificados. Paulo, então, argumenta que a justificação ocorre somente mediante a fé em Cristo.

Vamos relembrar o significado de justificação: é o conjunto de argumentos que se faz em defesa de outrem, que no contexto, significa declaração de justiça. Isto é, quando um pecador recebe a graça de Cristo, pela fé, a justiça de Cristo lhe é imputada, o considerando inculpável perante o juízo de Deus.

 

Essa é a mensagem que os irmãos de Gálatas receberam, entretanto que facilmente se esqueceram. Isso fez o apóstolo Paulo queixar da falta de senso dos irmãos e perguntar metaforicamente sobre quem os havia “enfeitiçado”. O espanto ocorreu porque os irmãos já conheciam o evangelho de Cristo, e mais, eles já haviam recebido o Espírito Santo simplesmente por ouvir a respeito da fé em Cristo.

 

Não nos deixemos corromper, nada pode acrescer à mensagem do evangelho para validar a justificação, isto é, a salvação que Cristo oferece a todo aquele que crê. Estudemos a Palavra e sejamos vigilantes, mas saiba que ainda assim, a salvação deverá ser desenvolvida enquanto crescemos em santificação.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Então, não sabem?

Reflexões na Carta aos Gálatas

Humildade